terça-feira, 8 de maio de 2012

TECTOY - RESUMO DA REUNIÃO

Tec Toy – Resumo da Reunião em 04/mai/2012 – hotel Renaissance.

Presentes: 
• Diretoria: Fernando Fischer; Sérgio; Roberto e 1 moça
• Acionistas: 8 pessoas.

Informações do Fischer:
• TT teve ótimos Q1, Q2 e Q3 e um péssimo Q4

Principais problemas no Q4:

• Câmbio: Dólar acima de $1,85 é muito ruim para a TT. Câmbio contribuiu com uma perda de $ 1,8 mi. Não há dinheiro para se proteger (hedge) da variação cambial.

• Produtos licenciados: Havia exclusividade com as Lojas Americanas. Esta não honrou o contrato. A TT não recebia e passou a não entregar produtos. Teve que diversificar as vendas. Sobrou estoque de 2011. O custo de produção e a quebra na receita contribuiram com perdas de $ 3,6 mi no resultado final.

• Fábrica: Passou de uma produção de 330 mil em 2009 para 1,4 milhão de unidades em 2011. Esse enorme crescimento aliado à falta de experiência e de pessoal qualificado acarretou em descuido com os custos. Problema já resolvido mas que contribuiu com perdas de 1,2 mi.






Perpectivas para 2012:

1 - Produtos:

• DVD´s: Produção saltou de 375 mil em 2010 para 885 mil em 2011. 
Contrato com as Casas Bahia deve manter esse nível em 2012. 
Participou com 50% para a receita líquida (+- $ 50 mi). 
Problemas: Aumento do câmbio - difícil de ser repassado para o preço; tecnologia antiga, etc. 

• Setup Box: Ótimo contrato com a Humax/SKY a vencer em jan/2014. 
Produção: Q1 - 13mil; Q2 – 98 mil; Q3 – 143 mil; Q4 – 131 mil. 
Participou com 29% da receita líquida (+- $ 30 mi). 
TT recebe 6,5% que viram lucro, pois não há problemas de câmbio, venda, frete, etc. 
Previsão é de aumento de produção neste ano chegando a 40-45%do faturamento. 

• Produtos licenciados: Apesar do problema com a Lojas Americanas, produtos lançados no 2º.sem. de 2011, já participam com 10% da receita líquida (+- $ 10 mi). 
A tendência é de crescimento de vendas. 
Sofre menos problemas com o câmbio devido a margem de lucro ser maior. 

• Games: Há dois anos era o principal segmento da TT. 
Difícil competir com os novos produtos da concorrência. 
Produzia 160 mil em 2010 foi para 124 mil em 2011. 
Contribuiu com 10% da receita líquida (+- $ 10 mi). 
Tendência é de queda na participação no faturamento. 


2 - Novos Produtos:

• Baby Care: Ingresso nesse segmento no 2º. sem/12, com o início das vendas do umidificador de ambiente. 

• Decodificador SKY Digital S14: Produção iniciada esse ano, com 80 mil unidades entregues para a SKY. 




3 - Novas Parcerias: Contratos de prestação de serviços em análise nas Diretorias e Jurídico.

• Acessórios para Iphone, Ipad, Tablets, etc.

• Televisores – manufatura, assistência técnica, etc. 


4 - Fábrica: 

• Com a produção de 1,4 mi de unidades está quase atingindo o limite de produção e ocupação do espaço físico. 

• Há a necessidade de ampliar a fábrica e a capacidade do maquinário.

• Saindo contrato para a produção de TVs, a idéia é contratar espaço em outra fábrica para a montagem das placas. Até a ampliação da fábrica e posterior internação da produção (+- 6 meses).


5 - Finanças: 

• Em 2011 foram autorizados a captar via subscrição $ 26 mi. Só obtiveram $ 15 mi. Emprestaram do mercado os $ 11 mi restantes o qual contribuiu com $ 3,84 mi para as despesas financeiras. 

• O endividamento em dez/11 era de $ 23,4 mi; passou a $ 12,4 mi em mar/12 e atualmente está em 5 mi. 

• Necessitam de $ 10 mi só para a produção do 2º.sem. Sem contar ampliação de fábrica, maquinário, etc.

• Como não há a opção de nova subscrição, terão que recorrer novamente ao mercado financeiro.




Conclusão do F.F: 

A prestação de serviço é o segmento que poderá elevar a TT há novos patamares.

Para possibilitar esse salto há a necessidade de injeção de capital por novos investidores financeiros (private equity) que possibilite a fusão / incorporação da TecToy a outra empresa cujos produtos sejam complementares.

Para ele “comprar ou ser comprado é indiferente, o importante é crescer e ganhar mercado a fim de valorizar o investimento dos acionistas”.

O insucesso para encontrar sócios mino/majoritários no passado foi devido ao objetivo de produzir vídeo games (Zeebo) para o terceiro mundo.

Atualmente, com os resultados que estão obtendo na prestação de serviços, aliado às inúmeras empresas que querem começar a produção de seus produtos no Brasil, ele acredita ser bem mais fácil conseguir novos sócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário