terça-feira, 19 de abril de 2011

O mercado tem três tendências

Na Teoria de Dow, considera-se que o mercado tem três tendências:

Primária ou Principal, que se mantém durante um ano ou mais;
Secundária ou Intermédia, que se mantém por 3 a 12 semanas e representa as correcções da tendência primaria;
Menor ou diária, que normalmente se refere às variações diárias e que não dura mais de 3 semanas, reflecte as pequenas flutuações da tendência secundária.
Na Dow Theory, é considerado tendência ascendente quando esta se mantém enquanto cada sucessivo máxima e cada sucessivo mínimo forem superiores aos antecessores; dito de outra forma, é quando se regista um padrão e máximos e mínimos cada vez mais altos. O inverso é aplicado para uma tendência descendente, em que cada sucessivo máximo e cada sucessivo mínimo é inferior ao antecessor.

A tendência primária ou principal tem três fases
A tendência principal tem três fases que são:

Primeira fase, de acumulação, que representa a área onde os investidores mais bem informados e experientes compram, uma vez que as más notícias já forma descontadas pelo mercado.
Segunda fase, onde a maioria dos chamados investidores seguidores de têndencia (Trend-followers), identificando a primeira fase, começam a participar.
A terceira fase ou fase final, é caracterizada pelo aumento da participação do público onde o volume de participantes aumenta.
As médias devem-se confirmar uma à outra
As médias devem-se confirmar uma à outra é mais uma das assumpções da Teoria de Dow. Significa isto que nenhuma subida ou descida importante se pode verificar, sem ambas as médias dessem o mesmo sinal de tendência.

Nota: Dow referia-se às médias do índice Dow Jones Industrial (índice industrial) e do índice Dow Jones Transportation (índice dos caminhos de ferro).

O volume deve confirmar a tendência
Charles Dow reconhecia a importância do volume, como facto imprescindível na confirmação do sinal gerado pelo gráfico dos preços. O volume deve expandir na direcção da tendência principal. Se a tendência principal é de subida, o volume deve aumentar à medida que os preços sobem. Consequentemente, grandes volumes numa correcção indicam uma mudança de tendência para dar início a uma tendência descendente.

Uma tendência mantém-se válida até inverter
O pressuposto de que uma tendência permanece válida até dar um sinal efectivo de que inverteu a direcção, constitui, ainda hoje, a base de abordagem da tendência. Ou seja, uma tendência em movimento mantém-se em movimento até ao aparecimento da sua inversão; o que muitas vezes é difícil de conseguir detectar rapidamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário